Cuida

#SOMOSTODOSPANELADEPRESSÃO

Por Carol Sarmento

Deixa te contar uma coisa: existem mais semelhanças entre você e uma panela do que se possa imaginar. Você deve estar se perguntando: que negócio é esse? O que eu preciso entender sobre uma bendita panela? Eu te conto…

A questão é a seguinte: no nosso corre de todo dia, com todas as demandas, os 1000 pratinhos que a gente tem que girar no ar, a avalanche de informações que recebemos, a falta de lazer, de descanso, de boas horas de sono, o estresse, tudo isso tem um impacto imenso na nossa vida e na nossa saúde física e mental. Bota tudo isso na ponta do lápis e pensa! A ansiedade é grande, o sistema é brutal e, sim, existem riscos intrínsecos associados a estar sob tamanha pressão. Vivemos constantemente comprimidos e muitas vezes minimizamos (ou não enxergamos) isso. 

Se você me conhece, já foi meu paciente ou conversou comigo mais de 15 minutos, eu já te contei a minha teoria sobre a panela de pressão. Mas para aqueles que estão chegando agora, aproveito o ensejo para compartilhar a mensagem da panela de pressão e as coisas que ela pode te ensinar.

1) Panelas de pressão são super eficientes para a função a que se destinam. Mas, quando são manipuladas de maneira errada, elas explodem. 

Com a gente é a mesma coisa. Conseguimos dar conta do recado, fazer as coisas que precisamos, sermos bons profissionais, bons filhos, bons pais, bons parceiros… mas, se não fizermos bom uso da gente,  se não nos manejarmos com equilíbrio, se não atentarmos para cuidar da tríade corpo, mente e espírito, a gente quebra. A gente entra em burnout. A gente adoece. Explode. Dá ruim.

2) Panelas de pressão fazem um barulho danado avisando que precisam ser retiradas do fogo.  

Quantas vezes a gente até percebe os avisos do corpo dizendo ‘’tá puxado!”, “precisa parar um pouco!”, “desacelera!”… e, ainda assim, seguimos aumentando o fogo, sem parar e descomprimir?  Qualquer semelhança não é mera coincidência… 

3) Panelas de pressão, como o nome diz, precisam descomprimir. Caso contrário, explodem e causam um grande estrago. 

Pesquisei no Google o significado de descomprimir. É um verbo transitivo direto que significa diminuir a pressão de algum lugar. É isso! Sistemas sob pressão explodem, e sempre vão explodir se não conseguirem achar uma maneira de aliviar a tensão interna. Você já deve ter visto os vídeos que mostram o que acontece quando o manejo da panela de pressão é mal feito. Com a gente é igual! 

No nosso caso, quando falta manutenção e o vapor não é liberado, a saúde mental piora causando depressão, ansiedade, burnout, insônia, risco de doença cardiovascular, comportamentos compulsivos e/ou abusivos, e por aí vai.

Se existe uma lição que a panela de pressão pode nos ensinar é entender a necessidade de descomprimir. Basta escolher diariamente a melhor maneira de fazer isso e se tornar a parte ativa na prática do que ajudará a diminuir a pressão do sistema. Anota aí a dica que vou te dar: praticar atividade física, melhorar a qualidade da alimentação, praticar relaxamento, exercitar a criatividade, ter contato com a natureza, liberar o lado lúdico, investir em práticas mente-corpo como yoga e respiração, buscar assistência psicológica profissional, fazer terapia, apostar na qualidade das relações, incrementar medidas de higiene do sono, tudo isso vai fazer você viver melhor. Pode acreditar. 

E aí? Que tal descomprimir todo dia um pouquinho? Porque, se tem uma coisa que posso te garantir é, cuida que a gente vive melhor!

, , ,