Por Camila Cintra
Esse remédio existe, se chama exercício físico!
O exercício físico não é apenas uma das melhores armas para a prevenção de doenças, mas também a cura para doenças e distúrbios metabólicos como a obesidade.
A obesidade é a doença metabólica que mais cresce no mundo. Normalmente está atrelada à má alimentação e ao sedentarismo, causando doenças coronarianas, diabetes, hipertensão, disfunções hormonais, alterações no perfil lipídico, certos tipos de câncer, distúrbios no aparelho locomotor, além de transtornos psicopatológicos como a depressão e a compulsão alimentar.
O exercício físico promove o controle da gordura corporal e aumenta a massa magra, tornando-se um dos principais pilares para o controle da obesidade. Além disso, ajuda na sensibilidade à insulina, deixando o seu corpo mais eficiente na captação do açúcar na corrente sanguínea, podendo não só evitar o diabetes, como reverter um quadro pré-diabético.
Trabalhar o seu sistema cardiovascular é o melhor remédio para prevenir hipertensão, doenças coronarianas e o sedentarismo. Praticar atividades físicas, principalmente o treinamento de força, conhecido como musculação, retarda a osteoporose e garante uma qualidade de vida melhor com o passar dos anos, visto que diminui a perda de força natural do corpo a partir dos 45 anos. Assim, mantém-se a massa magra.
Você sabia que com apenas 30 minutos diários você pode evitar o sedentarismo? Sim, apenas meia hora por dia é suficiente para garantir uma vida mais saudável, diminuindo as chances de obesidade.
Não precisa começar com 30 minutos; o segredo é evoluir aos poucos, de forma constante. Comece com 5 minutos ao dia e aumente 1 minuto por semana. Uma das melhores estratégias é combinar exercícios de resistência com aeróbicos, potencializando o ganho de massa magra e otimizando a queima de gordura, ou seja, controlando o perfil lipídico.
A sala de casa ou a garagem são bons lugares para se começar. Alterne de 30 em 30 segundos entre exercícios de agachamento, afundo, flexão de braço com polichinelo, corrida estacionária ou high knee. Treinar por tempo, ao invés de por repetição, é uma alternativa quando não se tem pesos e halteres. Esse tipo de treino aumenta o tempo de tensão sobre o músculo, sendo tão eficiente quando comparado a cargas maiores e repetições menores.
A chave do sucesso está na constância. Ter disciplina é fundamental. Muitas vezes não temos vontade de fazer exercícios e encontramos mil desculpas para não dar uma caminhada ou ir à academia. É importante lembrar que a determinação é um grande impulsionador em qualquer aspecto da vida e o prêmio é alcançar os resultados desejados.
A atividade física é igual a um remédio de uso contínuo, com a vantagem de melhorar sua saúde mental, sua qualidade de vida, sua autoestima e, de quebra, te dar uma carga de endorfina que vai te deixar muito mais feliz.