Por Mariana Soares
Virada de ano é um misto de sentimentos, não é mesmo?
Há quem sinta um alívio pelo fim do ano que passou, há quem sinta gratidão, há quem sinta empolgação pelo início do próximo ano. A sensação de que tudo pode ser diferente nos traz esperança, principalmente se viemos de um ano conturbado.
As metas que você colocou para 2023 foram alcançadas? Caso não tenham sido, você refletiu o porquê não foram concretizadas?
Quando olho para as metas que não alcancei e procuro o motivo, na maior parte das vezes identifico crenças que me impediram de alcançar o que eu queria, metas que não estavam de acordo com o que eu verdadeiramente desejava. Já fui uma pessoa que vivia narrativas muito sólidas de não merecimento. Acreditava que meus sonhos eram bobos ou grandes demais pra mim. Com o tempo fui desconstruindo a ideia que não merecia ou que não era capaz de realizar. Temos uma capacidade infindável de criar. Co-criamos nossa realidade o tempo todo. Desejamos e sonhamos o tempo todo. Criamos em nossas mentes vidas ideais. O que nos impede de vivê-las são as narrativas que criamos no decorrer da vida. As narrativas são histórias que criamos sobre nós a partir de fatos vividos. Algumas são tão sólidas que acreditamos fielmente que não é possível mudá-las. E talvez sejam essas narrativas que estejam te distanciando da sua vida ideal.
Quando decidimos entender e trabalhar as crenças e traumas, por exemplo, criaremos oportunidade de mudar as narrativas atreladas a essas vivências e assim mudar o curso da nossa história. Daremos oportunidade para nossa mente criar narrativas que nos favorecem, que nos levem mais próximo dos nossos objetivos.
Tire um tempo para escrever o que te distanciou dos seus sonhos, das suas metas de 2023. Não ponha limites aos seus pensamentos. Pontue os sentimentos. Depois pense o que seria preciso para alcançar o que você deseja.
Crie uma narrativa onde você é suficiente, você é merecedor, você é auto-responsável.
Que 2024 seja um ano repleto de boas reflexões, conquistas, quebra de paradigmas e crenças, saúde, boas escolhas e que sua mente tenha espaço necessário para criar a vida que você quer e merece!