Cuida

GQC – Fernanda Brasileiro

“Olá, meu nome é Fernanda Brasileiro de Almeida, sou uma capixaba que mora na cidade de Vila Velha, no estado do Espírito Santo. Sou advogada, professora universitária, mas costumo dizer que a minha função mais desafiadora é ser filha única, cuidadora da minha mãe, uma senhora viúva de 85 anos de idade, que vive com Alzheimer há pouco mais de 10 anos. O cuidado é desafiador, não gosto de romantizá-lo nem um pouco.

Esse cuidado me levou a um burnout e também a impactos na minha saúde física. Em razão desse cuidado desafiador, me interessei pelo estudo de políticas públicas que dessem suporte às famílias para cuidar. Essa busca por políticas públicas me levou ao engajamento social.

Participei da primeira Conferência Nacional Livre de Saúde sobre demências e dela saí delegada eleita para participar da 17ª Conferência Nacional de Saúde, em julho de 2023, para divulgar propostas do eixo demências a serem incluídas no Plano Nacional de Saúde e no Plano Plurianual de 2024-2027. Nesse movimento do engajamento social, também participei de duas reuniões para avaliação do Relatório Nacional de Demência, elaborado por instituições de ensino e de saúde em cooperação com o Ministério da Saúde. Também nesse movimento de busca por políticas públicas, participei de uma audiência pública no Senado, onde se discutia o projeto de lei que visava implementar no Brasil uma política nacional de cuidado integral às pessoas com Alzheimer e outras demências.

Levei o meu olhar dos desafios da família que cuida. Nesse movimento todo do cuidado, dos desafios do cuidado, entendi, depois de muito tempo, a necessidade do autocuidado. Só através do autocuidado a gente consegue cuidar.

Sempre achei que soasse um pouco egoísta, pensar em mim primeiro. Hoje vejo que, se eu não pensar primeiro em mim, eu não consigo cuidar da minha mãe. Hoje vejo que, se eu penso primeiro em mim, no meu autocuidado, eu consigo cuidar dela melhor.

Moro perto do mar desde pequenininha, mas só recentemente descobri a potência que é o mar. Ele me reenergiza, ele me enche de criatividade para poder realizar as minhas atividades e os meus compromissos. 

Se eu hoje pudesse dar um conselho a todas as pessoas que cuidam, é que cuidem, mas não se descuidem de vocês mesmas.Cuidar e cuidar-se virou para mim um grande lema.”

Fernanda Brasileiro de Almeida, advogada, professora universitária e gente que cuida.

, , , ,